quarta-feira, 30 de maio de 2012

 O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi mintonette.
Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera uma rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
A primeira bola usada era muito pesada e, por isso, Morgan solicitou à firma A.G. Spalding & Brothers a fabricação de uma bola para o eferido esporte. No início, o mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor. Um ano mais tarde, numa conferência no Springfield's College, entre diretores de educação física dos Holyoke fizeram uma demonstração e assim o jogo começou a se difundir por Springfield e outras cidades de Massachussetts e Nova Inglaterra.
Em Springfield, o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o seu nome fosse trocado para volley ball, tendo em vista que a idéia básica do jogo era jogar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, com as mãos. Em 1896, foi publicado o primeiro artigo sobre o volley ball, escrito por J.Y. Cameron na edição do "Physical Education" na cidade de Búfalo, Nova Iorque. Este artigo trazia um pequeno resumo sobre o jogo e de suas regras de maneira geral. No ano seguinte, estas regras foram incluídas oficialmente no primeiro handbook oficial da Liga Atlética da Associação Cristã de Moços da América do Norte.
O criador do volley ball, Willian Morgan, conhecido pelo apelido de "armário", devido ao seu porte físico, morreu em 27 de dezembro de 1942, aos 72 anos de idade.

terça-feira, 15 de maio de 2012

domingo, 13 de maio de 2012


Handebol
O Handebol é um esporte baseado no britânico futebol, o qual se aprimorou as regras ao jogo que temos hoje. Foi adaptado pelo alemão Karl Schelenz e com o tempo foi sendo modificado em termos de regras, quantidade de pessoas por time e estratégias.
Karl Schelenz  nasceu em Berlim e lá se tornou professor de educação  física, por ser um famoso atleta, sua influência foi principal fator para a divulgação do handebol, esporte que ele desenvolveu ao analisar os outros esportes, em especial o futebol. Schenlenz estabeleceu então uma regra contrária ao método de jogar futebol, onde o uso de mãos é a forma correta de jogar e não com os pés. Suas regras foram posteriormente legalizadas pela Federação Alemã de Ginástica.
Inicialmente o esporte era exclusivo  para as mulheres, que reclamavam da dificuldade de se jogar com os pés, e as partidas contavam com 11 moças disputando por uma bola de couro em campos cheios de mato e lama. Com o tempo o esporte alcançou o público masculino e a quantidade de jogadores por time diminuiu, ficando sete em cada equipe. Assim ocorreu a propagação do esporte por toda a Europa e em seguida pelo mundo inteiro, sendo necessário coordenar as normas do esporte. Surge então, em 1927 a Federação Internacional de Handebol Amador, com sede na Suíça e filiada hoje à 161 federações nacionais. Com a federação em ação, o esporte foi incluído após muitos esforços, aos esportes Olímpicos em 1934 e em 1938 ocorre o primeiro campeonato mundial de handebol, sediado no seu país de origem, a Alemanha.
Entre as regras básicas do handebol, destacamos:
1-Só é permitido segurar a bola por 3 segundos, dar no máximo 3 passos com a bola em punho.
2-É proibido arrancar a bola do adversário.
3-Apenas o goleiro pode ficar na área do gol.