O que é e história da Badminton
O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esportes são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.
O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esportes são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.
Este esporte foi levado para a Inglaterra por militares ingleses,
que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX).
Na Índia, o jogo possuia o nome de poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do
jogo, através do duque inglês de Beaufort.
Regras
1) Para começar o jogo:
- com uma moeda ou com a própria
peteca, faça um sorteio. O vencedor tem a opção de servir (sacar), receber ou
optar por um dos lados da quadra. Os atletas têm direito a um aquecimento de
dois minutos antes do início do jogo.
2) Posição na quadra no começo de
um game :
- a pessoa que serve deve ficar
dentro da área de serviço no lado direito da quadra (olhando para a rede).
Quem recebe fica do outro lado da rede dentro da área de serviço no lado
direito da quadra, na diagonal de quem serve. Nos jogos em duplas, o parceiro
pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a visão do
recebedor.
3) Posição de quem serve:
- se o placar de quem serve for par,
o serviço deve ser feito do lado direito da quadra. Se o placar for ímpar, do
lado esquerdo da quadra. Nos jogos em duplas a regra é a mesma. O servidor
permanece servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally.
4) Serviço:
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Vencendo o ponto, continua servindo o mesmo
jogador, devendo inverter a sua posição na quadra. Servirá, então, na sua esquerda
para o seu lado direito da quadra adversária. Havendo perda do ponto, o serviço
passa para o lado adversário.
- o
recebedor não deve se mexer até que quem serve golpeie a peteca.
Quem serve tem que:
1.
manter parte de ambos os pés numa
posição imóvel no chão;
2.
acertar a base da peteca primeiro;
3.
a peteca inteira ficará abaixo da linha
de cintura no instante em que é golpeada;
4.
o cabo da raquete do servidor no
instante em que a peteca é golpeada apontará para baixo;
5.
o movimento da raquete será contínuo até
o final do serviço.
5) Durante o jogo:
- se o jogador ganhar a disputa da jogada (rally),
ele marca um ponto, mudando o lado do serviço e continuando a servir. Se ele
perde o rally, seu oponente marca um ponto e passa a servir. Nos jogos em
duplas, se a dupla servidora ganhar o rally, um ponto é marcado e o servidor
muda de lado e continua a servir. Se eles perderem o rally, o serviço passa
para a dupla adversária.
6) Servindo ou recebendo do lado
errado:
- se um erro de área de serviço for cometido, o erro
não será corrigido e o jogo continuará sem mudança na área de serviço dos
jogadores.
7) O let ocorre
quando:
- ocorre uma interferência de fora do jogo como,
por exemplo, uma peteca de outra quadra que cai na sua quadra.
8) Será considerado falta:
a) se o atleta (raquete ou roupa inclusive)
encostar na rede enquanto a peteca está em jogo;
b) se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra;
c) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra);
d) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca);
e) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra;
f) se houver interferência com a peteca, mau comportamento ou 'cera', o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto;
g) se o parceiro do recebedor receber o serviço;
h) se o servidor faz o movimento e erra a peteca.
b) se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra;
c) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra);
d) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca);
e) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra;
f) se houver interferência com a peteca, mau comportamento ou 'cera', o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto;
g) se o parceiro do recebedor receber o serviço;
h) se o servidor faz o movimento e erra a peteca.
- obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado
oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.
9) Fim do jogo:
- os jogos são disputados num total três games. O
vencedor é o que ganhar dois games primeiro.
Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos. Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos.
O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.
10) Tempo durante o jogo:
Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos. Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos.
O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.
10) Tempo durante o jogo:
- sempre que o 1º jogador/dupla atingir 11 pontos
um tempo de 60 segundo é concedido. Esta regra vale para qualquer game.
- nos intervalos do 1º para o 2º game e do 2º para
o 3º game (se houver) um intervalo de dois minutos é concedido.
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